Inicial > Reflexão > Três representações de Lúcifer/Saitan

Três representações de Lúcifer/Saitan

Este artigo é um complemento ao artigo principal Breves Reflexões sobre os Anjos, onde você encontrará minha visão pessoal a respeito da Criação, dos Anjos e de Lúcifer.

As origens das imagens do Tarot são extremamente controversas, dando margem a inúmeras especulações. Não há dúvidas de que a Igreja interferiu em algumas das imagens, tornando-as menos pagãs e melhor associadas à religiosidade cristã da Idade Média. O Tarot de Marseille é a primeira referência existente no Ocidente, com respeito ao conjunto das imagens dos Arcanos Maiores do Tarot.

Ainda assim, é possível encontrar traços da representação de Lúcifer/Saitan em três lâminas:

diabo_merlin Diabo: Trata-se de uma associação excessivamente óbvia com Saitan. Nas culturas celta e nórdica, estava associada ao Green Man, uma espécie de guardião da floresta e que não permitia que ninguém entrasse em seu reino sem permissão. A posição da mão do Diabo é tipicamente a de um policial. Esta lâmina, mesmo representando uma crise ou um impasse, encontra-se fortemente ligada à sexualidade. Note que o casal nu e acorrentado ao cubo (na representação de Rider-Waite) é o mesmo que encontramos nos Enamorados, antigamente associado ao casamento sagrado (Hyerogammus) realizado por uma sacerdotisa. O papel do guardião da floresta era receber os convites para a festa deste casamento, de fato, um ritual de fertilidade. Saitan é aqui a serpente do Éden, que estimula a criatividade através de uma crise onde se busca uma solução criativa através do conhecimento, algo que os antigos associavam à prática da sexualidade sagrada.

morte_marselhaMorte: A morte é o principal adversário da vida, muitas vezes, ceifando-as a seu bel prazer através de epidemias, guerras ou outros tipos de violências muito comuns em nossos dias. Porta uma foice, instrumento que se assemelha ao símbolo do planeta Saturno. Chronos, Senhor do Tempo, era eventualmente retratado portando uma foice. Waite desenvolveu um imaginário associado à regeneração e à supressão das vaidades. Chronos foi destronado por Zeus com a ajuda dos Titãs, inaugurando a Era de Ouro da Humanidade. Nossos “corpos de barro” envelhecem, deterioram-se e perecem graças à ação do tempo, castigo imposto a Adão e Eva quando expulsos do Paraíso por terem comido do “fruto proibido”. Na realidade, não tiveram oportunidade e tempo para experimentarem do fruto da outra árvore…

eremita_rwEremita: Uma pessoa de idade, no cume mais elevado de montanhas geladas, portando um bastão e protegendo uma fonte de luz do vento com o seu manto. A luz é obviamente associada ao saber e ao conhecimento. Em Thot Tarot, o Eremita porta um ovo contendo espermatozoides, numa clara alusão à magia sexual, de natureza criativa, regeneradora e transformativa. Lúcifer é o portador da luz divina, seu papel era transmiti-la aos seres espirituais abaixo de si. A distribuição da luz polarizada ocorre na lâmina seguinte, Hierofante. Portanto, o Eremita corresponde ainda à fase de Lúcifer antes da Queda. Esta abordagem, entretanto, suscita a possibilidade do Hierofante ser Lucífer ou algum preposto após a Queda.

Colaborou: Diego Viana.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 11/07/2015 às 18:38

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: